Monumentos Megalíticos de Alcalar

A poucos quilómetros de Portimão, situa-se o lugar de Alcalar, onde há cerca de 5.000 anos se fixou e viveu uma importante comunidade pré-histórica.

Aqui estabeleceram uma aldeia defendida por muros, trincheiras e taludes, onde construíram habitações, junto das quais edificaram um importante conjunto de túmulos megalíticos.

Os vestígios encontrados permitem aproximarmo-nos do seu modo de vida, das suas atividades, da forma de ocupação e utilização deste lugar. A sua relação com a morte está
patente nas formas de construção dos diferentes tipos de sepulcros, desde as sepulturas coletivas até às especialmente destinadas aos chefes e seus familiares.

Descobertos e explorados desde os finais do século XIX, os monumentos megalíticos de Alcalar estão classificados como Monumento Nacional.

Em Alcalar, dois desses monumentos funerários encontram–se abertos ao público e permitem um contacto direto com os processos e os materiais utilizados na sua construção.

Como complemento à descoberta dos monumentos megalíticos de Alcalar, sugerimos uma visita ao Museu de Portimão, para observar de perto algumas das peças originais, encontradas nos diferentes monumentos e no povoado, conseguindo deste modo, um melhor entendimento do legado cultural desta comunidade milenar.

http://museudeportimao.pt/alcalar.aspx

Bem-vindos à Freguesia da Mexilhoeira Grande